sexta-feira, 27 de setembro de 2013

La Casa Naranja

Uma coisa que muitas pessoas me perguntam é onde eu moro, como eu encontrei uma residência, se a universidade oferece um alojamento... A universidade oferece um luxuoso alojamento, porém custa muito caro. Levando em consideração que a experiência de um intercâmbio não deve ser aproveitada somente em sala de aula e que se aprende também muito viajando e conhecendo o país, excluí a ideia de morar dentro da universidade, afinal, para viajar é necessário ter dinheiro.
Como a Univesidad de Monterrey é uma instituição muito reconhecida, recebe estudantes de todas as partes do país e do mundo. Por isso, ao redor da universidade é fácil encontrar casas e apartamentos já mobiliados e com tudo que uma pessoa precisa para viver por um semestre ou mais.
Algumas semanas antes da minha partida, recebi um e-mail do proprietário da Casa Naranja (Casa Laranja). Aqui é comum essas casas de estudantes ter o nome de uma cor. O proprietário, que já foi aluno da universidade, obtém os endereços de e-mail de todos os alunos de intercâmbio e lhe enviam um anúncio com algumas fotos. As fotos me agradaram e ao desembarcar vim direto para a casa.
Como mostrava as fotos, a casa é realmente muito boa, grande, contém dois andares, oito quartos, quatro banheiros, duas salas e duas cozinhas. Porém, quando fui assinar o contrato, notei que algumas coisas eram diferentes do anúncio, que dizia estar incluso as contas de água, luz, internet e limpeza. No contrato, nada estava estava incluso. Como aqui é uma região em que aluguel é muito caro, por causa da universidade e da classe dos estudantes que ela recebe, notei que, assim mesmo, o valor estava não ia ser razoável. Digo razoável porque com esse valor é possível alugar uma casa na cidade que eu vivo, mas a Casa Naranja realmente tem o valor mais baixo que todas as outras residências. Quando questionei a discordância entre o anúncio e o contrato, o proprietário me disse que foi um erro no anúncio. Mesmo não acreditando muito nessa história, eu fechei o contrato. Também fui informado que, junto com o aluguel do primeiro mês, também teria que pagar uma taxa com o mesmo valor do aluguel. Essa taxa é uma garantia que você vai causar nenhum dano à casa, aos móveis e aos utensílios. Se nada ocorrer, esse valor será é restituído quando vencer o prazo do contrato, caso contrário, os danos serão descontados nessa taxa.
Foi um grande erro fechar o contrato antes de conhecer as outras residências. A Casa Naranja é muito boa, mas está localizada em um lugar onde não há outras residências para estudantes. Estas casas que são mais caras, estão localizadas em um bairro onde há várias delas, então todos os estudantes vivem mais próximos.
Quando chegamos à casa, já haviam se instalado dois colombianos e uma francesa. Nos dias seguintes chegaram um mexicano, mais uma francesa e outra colombiana. É uma experiência incrível escutar vários idiomas e sotaques. E muito divertido também! Mas como em todo lugar, com o tempo começam a surgir desavenças, afinal são muitas culturas dentro de uma mesma casa.
Fachada da Casa Naranja.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

A moeda

A moeda que circula no México é o Peso Mexicano. Quando cheguei, fazer a conversão da moeda me incomodava muito. Para conferir o valor exato só é possível utilizando uma calculadora. Por exemplo, se estou em um supermercado e quero saber o valor exato em Real de cada um dos produtos, demanda muito tempo. Muitas pessoas me aconselharam a desvencilhar do Real, mas no início não é assim tão fácil. A equivalência é a seguinte: 1 Real = 5,7 Pesos. Ou seja, quando entramos num supermercado aqui pela primeira vez, levamos um grande susto, pois vemos o preço de um litro de leite por $12,00. Alguns segundos para o cérebro executar a operação e passa o susto. O litro de leite custa apenas R$2,10. Para tornar os cálculos mais simples, passei a dividir tudo por 5. Mas com o tempo, vamos aprendendo qual é o valor de cada coisa, comparamos preço entre uma loja e outra e, sem utilizar o Real, já sabemos se o produto custa caro ou não. Afinal de contas, nem tudo vale a pena a comparar com o Real, uma vez que os produtos americanos aqui são bem mais baratos que no Brasil, como a Coca-Cola, por exemplo.


Destaque para a nota de 500 Pesos, que traz os rostos de Diego Rivera e Frida Kahlo.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Monterrey

Monterrey é a capital do estado de Nuevo León e é considerada como uma das mais importantes geradoras de recursos para o país porque possui uma grande variedade de indústrias e comércios. Aqui se fabrica cerveja, vidro, cimento e uma diversidade de alimentos. É conhecida como a Cidade das Montanhas porque está circundada por belas e majestosas serras e montanhas. São elas: Sierra Madre Oriental, Cerro de la Silla, Loma Larga, Topo Chico e Cerro de las Miltras. O clima de Monterrey é muito extremo, chegando à temperatura de 44°C no verão e a menos de 10°C no inverno.

As montanhas que circundam a cidade.

Monterrey tem um grande passado histórico, pois seus habitantes lutaram nas guerras de intervenção americana e francesa. Também possui um grande número de universidades e, por isso, é chamada de Cidade do Conhecimento.

Marcoplaza: Explanada de los Héroes.

Culturalmente, Monterrey também é muito rica, possuindo grande número de teatros, cinemas, festivais, artesanatos, feiras, parques, museus e muitos outros lugares que não se pode deixar de visitar. E o melhor é que mesmo sem conhecer a cidade, você gasta muito pouco para disfrutar de seus eventos. O táxi aqui tem um preço bem popular. Se você está entre quatro amigos, possivelmente poderá cruzar a cidade pagando quase o mesmo valor que pagaria em um ônibus.  E aí Brasil, que tal seguir esse exemplo?


Uma das grandes opções de cultura e lazer: Parque Fundidora, uma antiga companhia produtora de ferro e aço que se transformou em um enorme parque.

Danças típicas no Festival de Nuevo León.